domingo, 4 de abril de 2010

PROTESTO CONTRA O CONSUMISMO NA PÁSCOA...

FELIZ DIA DE COMER CHOCOLATE OU FELIZ DIA DE RESSUREIÇÃO DE CRISTO???




PÁSCOA...

Qual o verdadeio sentido deste tão belo dia de comer chocolate?
Será que as pessoas já se esqueceram da renovação, ressureição e do simples ritual de morte seguida de nascimento...

Mais uma vez o consumismo nos deu oportunidade de tirar um dia do ano pra se empaturrar de chocolate, afinal graças a lenda da Deusa Ishtar que recebia ovos como presente, em deixar com que vários homens se apossassem do seu templo e lhe tomasse uma donzela, e assim foram incrementando e se aproveitando do momento para fazer uma mega mistureba: COELHO + OVOS + CHOCOLATE + PEIXE + VINHO = RESSUREIÇÃO DE CRISTO.

Que coisa mais estranha e todos olham como algo normal...
Bom aí já vem a cultura pessoal de cada um, o nosso calendário já está uma loucura mesmo, esse ritual, essa festa e essa cultura foi herdada de milhares de anos Antes de Cristo, o momento de sua morte comoveu a todos e o fato de sua ressureição também comoveu mais ainda, como sempre tem um dedinho de HOMEM por trás de tudo que nos faz deixar de lado o verdadeiro sentido deste momento de festa.

NÃO ESTOU AQUI PARA ESTRAGAR OS GRANDES RITUAIS QUE NOSSO CALENDÁRIO CRISTÃO SEGUE... E MUITO MENOS PARA COLOCAR NO PEDESTAL O SENTIDO PAGÃO NA CULTURA BRASILEIRA, até mesmo porque costumes, crenças e religiões vem da cultura pessoal de cada um, e religião também não é algo que se deve discutir como um ponto crítico destrutivo, mas sim questionar para vermos o que podem tirar de bom nisso tudo...

Bom, resumindo... De qualquer forma desejo que todos se empaturrem de chocolate, e que possam tirar um pouco deste momento a renovação e o sentido da ressurreição de alguém que lutou tanto por um povo sem entendimento de tanta pobreza que se encontrava naquela época, a ressureição dos fracos e oprimidos que não tiveram chance de questionar tanta injustiça, e principalmente a forma como eles escondiam a verdade do povo, o que não costuma ser tão diferente de hoje em dia.

A Ressurreição pra mim foi uma oportunidade de enxergar que um ideal não morreu, que podem crucificá-lo, podem colocá-lo como um mátire que o ideal de um mundo melhor jamais vai morrer...
E que mesmo com 2010 anos depois, o ideal dele ainda é escondido e mal questionado... Mas... fazer o que né?

E você leitor, está festejando UM bom dia de comer chocolate ou um feliz dia de ressureição de cristo???


BY: Lílian Rafaela

Um comentário:

Aulas de dança do ventre disse...

Isso ae, esse nosso calendário onde existe dias para tudo! Na verdade todo dia é dia de mãe, pai, criança, dos índios, de pessoas e coisas em geral pois todo dia é dia de alguma coisa é dia de alguém é dia de uma novidade. É dia para se amar, para sorrir, para ser feliz. Ninguém comanda as coisas do mundo e nem os sentimentos das possoas, o calendário serve apenas para consumir, serve apenas para gastar dinheiro ou fazer troca de dinheiro com outra coisa, muitas vezes inutil outras vezes... VAI SABER!
Axo a data do nascimento importante, não que por isso tenhamos que fazer alardes mas é uma data lembrando quando você nasceu mas se já esta vivo, vamos apenas viver os dias e comemora-los SEMPRE e todos os dias. Enfim... resumindo, todos os dias é dia de tudo!
Mas como vivemos em um mundo capitalista, um mundo de selvageria completa, um mundo de consumismos atoa, vamos comprar, comprar e comprar e vamos nos esquecer do que comemoramos né?! Bem, é assim que muitos agem. Vamos nos doar, vamos ser felizes sem importar dias, vamos agradar quem gostamos sem p. isso precisar de alguém nos lembrando sempre que tem um dia para ser lembrado.

Dia de páscoa, consumismo total! Pessoas querem saber simplesmente de chocolate, e principalmente as crianças pois hoje em dia elas não são educadas, são apenas soltas no mundo para que o mundo eduque do jeito que quiser e muitas vezes não como gostariamos que fosse né?!

VIva o chocolate, viva aguloseima, viva jesus cristo que morreu e renasceu?
Muitos ainda acreditam e realmente sabem o significado desse dia mas e ai? É a grande maioria? E quem liga né?! Que nem muitas pessoas falam por ai... "se o problema não é meu, porque eu quero saber dele? Já tenho muitos ara me preocupar" Enfim, cada um sabe onde o calo machuca!

Feliz páscoa ae para a galera do chocolate. E que Deus ilumine essas cabecinhas.

Postar um comentário